sexta-feira, 20 de setembro de 2013

[Raspberry Pi] Raspbian boot a partir de uma Pen USB

Descrição:
- Nesta publicação vou explicar como correr o Sistema Operativo Raspbian (Debian optimizado e compilado para o Raspberry Pi) numa Pen USB. De referir que o cartão SD terá sempre de ser utilizado uma vez que o Raspberry Pi sempre que é iniciado, começa a leitura de dados no cartão SD, como tal as configurações que iremos realizar, passam por definir o caminho do S.O. para a pen USB após o arranque da Placa.
- Executando o S.O. a partir de uma pen USB obtemos muitas vantagens a nível rapidez e fiabilidade, isto porque os cartões SD têm ciclos de leitura/escrita limitados (limitação esta que pode variar consoante a classe do cartão, contudo nunca serão melhores que uma pen USB) e ao alojar um site Web com uma Base de Dados MySQL, a médio prazo começaram a surgir corrupções e falhas no cartão SD.

Requisitos:
Raspberry Pi;
Cartão SD;
Pen USB (mínimo 4 Gigas);
Software Win32DiskImager;


Procedimento:
1. Fazer Download do ultimo lançamento do Raspbian.
http://www.raspberrypi.org/downloads

2. Iniciar a aplicação Win32DiskImager.exe, seleccionar a imagem Raspbian, a unidade da Pen USB e por ultimo carregar no botão "Write".


3. Criar uma partição FAT32 no cartão SD, posteriormente copiar os ficheiros existentes na partição FAT32 da pen USB para a partição FAT32 do cartão SD e depois eliminar os ficheiros da pen USB. Opcionalmente recomendo que seja feito o reajuste do tamanho da partição ext4 da pen USB, eliminado antes a partição FAT32. 

4. Por fim, no ficheiro cmdline.txt do cartão SD, deve ser alterado o caminho do root, de "/dev/mmcblk0p2" para "/dev/sda1", isto para que no boot o Raspberry Pi inicie o S.O. que se encontra na pen USB.

A linha completa deverá ser igual a:
dwc_otg.lpm_enable=0 console=ttyAMA0,115200 kgdboc=ttyAMA0,115200 console=tty1 root=/dev/sda2 rootfstype=ext4 elevator=deadline rootwait

Sem comentários:

Enviar um comentário