quarta-feira, 19 de maio de 2010

Desbloquear D-Link DVA-G3170i

- Este guia explica os procedimentos para desbloquear o equipamento D-Link DVA-G3170i, possibilitando assim o seu uso num outro fornecedor de acesso à Internet (ISP) que não a Sapo/PT.

Requisitos:
D-Link DVA-G3170i
Frimware Alterado - DVA G3170i v1.20 GPL
Frimware Alterado (Link Alterantivo) - DVA G3170i v1.20 GPL

Procedimento:
1. Ligar o equipamento ao PC, de preferência por cabo de rede.

2. Aceder a um browser e intoduzir o IP 192.168.10.1, por forma a aceder ao equipamento. Irá aparecer uma nova janela a solicitar o "Nome do utilizador" e "Palavra-passe", caso não as tenha alterado anteriormente basta colocar "admin" em ambos os campos.



3. No menu do equipamento, devemos seleccionar o separador "Maintenance" e posteriormente a opção "Firmware Update". Nesta pagina devemos carregar no botão "Escolher ficheiro" de forma a poder localizar o firmware alterado, que foi previamente descarregado. Por fim carregamos no botão "Update"e aguardamos que o processo conclua.


4. Nesta altura o equipamento já esta apto para funcionar em qualquer ISP xDSL.
Para concluir deve aceder novamente às configurações do equipamento e atribuir os dados de acesso, ou seja, o "utilizador" e "palavra chave" que foi fornecido pelo seu ISP.

51 comentários:

  1. Boas .Como e configorar ele para vodafone?La nao esiste username e pasword/F.f.

    ResponderEliminar
  2. p.s. tenho o vodafone duplex, mas os routeres deles sao da speed toutch, ou seja, entram directamente na net, basta so o codigo que eles tem de baixo deles, euja liguei para a vodafone e nao me deram nenhum usarneme:( acho que aquele router fica mesmo sem efeito:/ mas mesmo assim obrigada pela atenção:))

    ResponderEliminar
  3. Após fazeres todos os paços deste tutorial, vais ao separador “Setup” e carregas na opção esquerda que diz "Wizard", por fim carregas no botão "Internet Setup", onde de seguida terás de meter esses dados e carregar "Apply".

    ResponderEliminar
  4. Penso que o que tu te estás a referir é à palavra-chave da rede wireless... no entanto como dizes, tens o serviço vodafone duplex logo certamente terás de um user e password pois trata-se de um serviço ADSL.

    ResponderEliminar
  5. Pois e.Estou falar do "Wisard" e "Internet Setup". Nao deixa ficar em branco..Pede por um usearneme que eu nao sei e nao me deram.

    ResponderEliminar
  6. O "user name" podes sempre adquirir, uma vez que tens um equipamento correctamente configurado, para isso basta acederes a esse equipamento e procurar nos menos dele. Relativamente à password isso já não consegues obter pelo equipamento, só mesmo pelo operador.

    ResponderEliminar
  7. O Vodafone duplex não tem user nem pass que é 1483 briged, isso só se verifica com acessos PPOE.

    O D-link não funciona bem com o bridge fornecido, a luz de internet fica continuamente a piscar (embora no firmware diga que está ligado á internet) mas não tens net, nem nos testes ele reconhece a ligação.

    ResponderEliminar
  8. No meu cmputador quando eu coloco o IP no navegador nada abre. So aparece O internet explorer não consegue mostrar pagina da web. Estou fora de portugal, isso interfere em alguma coisa? O que posso fazer a respeito? Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Tenta colocar o ip 192.168.10.1 é este o ip correcto, eu por engano no guia coloquei 192.168.11.1 mas este não estava correcto.
    Já corrigi o guia, se quiseres começa o guia todo de novo e não deverás ter problema.
    Aguardo uma resposta, para saber se ficou resolvido ou não.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Para este DVA-G3170i/PT existem alternativas mais simples ao método descrito neste artigo. A grande diferença é que, actualizando para a versão GPL do firmware a alteração é permanente e o router ficará desbloqueado a qualquer ISP para sempre, o que é óptimo claro. No entanto podem usar uns truques que desbloqueiam imediatamente, sendo a diferença que ao fazer um reset ao router tornaria a bloquear ao ISP. Apesar de tudo foi o que eu fiz e se precisar de fazer um resetzito (sabe-se lá quando) volto a desbloquear manualmente.


    Método 1 - HTTP
    ===============
    Abram o navegador de internet (Internet Explorer, Firefox...) e acedam ao router através do seu endereço:
    http://192.168.10.1

    Será pedido um utilizador e password, por defeito são ambos "admin" (sem as aspas).
    Uma vez na página principal do router, substituam o endereço na barra de endereços por um dos descritos abaixo.
    NOTA: Após colar o endereço carregar Enter para executar o script, será apresentada uma página de erro mas nada de preocupações, os scripts são executados apesar de tudo.

    Desbloquear ISP de ADSL (PPoE):
    192.168.10.1/auth.xgi?set/runtime/web/pppoelock=0

    Desbloquear ISP de VoIP:
    192.168.10.1/auth.xgi?set/runtime/web/voiplock=0

    Mostrar opção escondida, TR069, no menu lateral da página "Advanced". O TR069 (Technical Report 069) é um protocolo activo por defeito que permite ao ISP "caçar" algumas informações sobre a ligação ADSL, ah e já agora também lhes permite acederem remotamente ao router da mesma forma que nós, através de HTTP, e fazerem o que bem entenderem incluindo upgrade de firmware, por questões de privacidade desactivei essa ligação no meu.
    192.168.10.1/auth.xgi?set/runtime/web/tr069hide=0

    Se quiserem personalizar o texto da versão do firmware na página "Status":
    192.168.10.1/auth.xgi?set/runtime/sys/info/firmwareVersion=1.20_PT_DESBLOQUEADO

    Executar todos os comandos acima apenas num link:
    http://192.168.10.1/auth.xgi?set/runtime/web/pppoelock=0&set/runtime/web/voiplock=0&set/runtime/web/tr069hide=0&set/runtime/sys/info/firmwareVersion=1.20_PT_DESBLOQUEADO


    Método 2 - Telnet
    =================
    Abram a linha de comandos DOS e executem o seguinte comando:
    telnet 192.168.10.1

    Será pedido um utilizador e password, por defeito são ambos "admin" (sem as aspas).
    Aparecerá então a linha de comandos interna do router:
    DVA-G3170i/PT #

    Até aqui tudo bem, na nova linha de comandos executem o seguinte comando:
    xmldbc -i -s /runtime/web/pppoelock 0

    O comando executado acima permite agora introduzir no router qualquer utilizador para acesso PPPoE. Se também fizerem intenções de usar VoIP de outro operador, executem o seguinte comando:
    xmldbc -i -s /runtime/web/voiplock 0

    Mostrar opção escondida, TR069, no menu lateral da página "Advanced":
    xmldbc -i -s /runtime/web/tr069hide 0

    Se quiserem personalizar o texto da versão do firmware na página "Status":
    xmldbc -i -s /runtime/sys/info/firmwareVersion 1.20_PT_DESBLOQUEADO

    Agora podem terminar a ligação à consola do router através do comando:
    exit


    Espero que ajude!

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, estou o seguinte problema que não consigo resolver por mais horas que perca, já desbloqueei o meu g3170, tudo ok, quero colocar a funcionar com a Vodafone Adsl, coloco as definições todas wan (ligado por bridge), e os DNS coloco automático. E não consigo ter internet ! Mas se desligar o DHCP server já funciona ! IdeiaS ?

    ResponderEliminar
  12. Olá Yekx, relativamente ao seu problema eu não lhe sei dizer qual o procedimento que deverá adoptar para utilizar o equipamento no ISP Vodafone, uma vez que nunca trabalhei nem configurei nada nesse Operador. Contudo pelo que já foi dito em comentários anteriores parece que este G3170i não é uma boa opção, mesmo estando desbloqueado.

    Lamento não poder ajudar,
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  13. Tenho uma D-link DVA-G3170i, gostaria de liga-la no router Thomson via cabo de rede para expandir o acesso wireless, porém a D-link não aceita a palavra passe, efetuei o update acima referido, todos os procedimentos, porém não funciona pode me ajudar a configurar.

    ResponderEliminar
  14. Olá Samuel, pela minha experiência com este equipamento, o que deseja não é possível, ou seja, colocar o equipamento a funcionar somente como AP.
    Contudo, pode me esclarecer se a password que refere é a de acesso ao equipamento? ou a que página se refere?

    ResponderEliminar
  15. iMartins87 será que me podias ajudar, parece-me que tens muito mais conhecimento deste router que eu, por muito que tente nao consigo fazer com que o meu computador faça wake-up over internet, com fiabilidade.
    O que se passa é o seguinte:
    já liguei na bios a opcao do wakeup,ja abri no router as portas 7 e 9, crieu uma virtual server, com as mesmas portas, já abri no firewall do windows a excepção para as ditas portas, na placa de rede activei a opcao wakeup by magic packet e restantes opcoes que dizem respeito a wake up, ja criei no no-ip um xxx.servegame.com que coloquei no router, com a password que da acesso e tudo ...
    agora a mer... é que umas vezes liga, outras nepi, agora por exemplo nao liga,mas a coisa de 10 minutos atras ligou duas vezes seguidas.
    será que me podes explicar o que estou a fazer de errado ?
    o meu email e:
    6525moon6525@gmail.com
    obrigado

    ResponderEliminar
  16. Se for problema de hardware o que me aconcelhas ? tanto de router como de placa de rede.
    Ja comprei uma SMC1255tx-2, que supostamente faz wakeup, mas ainda nao consegui fazer com esta aquilo que pretendo.
    tudo o que consegui foi com a placa onboard da p5k-se e o router D-link DVA-G3170i da sapo.
    Obrigado uma vez mais.

    ResponderEliminar
  17. Olá moon...
    Duvido que o teu problema seja de hardware (quanto muito o hardware errado!) há cerca de um ano fiz a mesma coisa em minha casa e por vezes funcionava, outras vezes nada... Chegava a enviar pacotes wake-up tipo bombardeiro, às centenas durante horas, nada. Quando funcionava ou era à primeira ou já não dava. O router que tinha era um dos Thomsons da MEO por isso do router não deve ser, acho que nem sequer usava port forward para fazer isso. Nunca mais tentei saber dessa porra mas aconselhava a tentar desctivar tudo o que fosse firewall, protecções DDOS, etc. Se houver desenvolvimentos também gostava de saber se existe alguma particularidade que provoque este problema

    ResponderEliminar
  18. boas, este ap funciona para bridge (receber wifi e distribui-lo por cabo)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, segundo verifiquei, este equipamento não tem essa capacidade.

      Eliminar
    2. Tenho a experiência que me diz que não dá, no entanto tenho uma solução barata (20€ na chip7)para ti:
      O tp-link wr740n (eu comprei a versão 4) e actualizas o firmware dele com o dd-wrt.(link para a v4 --> http://dd-wrt.com/dd-wrtv2/downloads/others/eko/BrainSlayer-V24-preSP2/2012/07-20-12-r19519/tplink_tl-wr740nv4/factory-to-ddwrt.bin
      Depois segues à risca este tutorial --> http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Wireless_Bridge

      Pessoalmente segui o exemplo que lá aparece e foi tiro e queda!
      Segue à risca o 30-30-30. Quando leres saberás ao que me refiro.

      Eliminar
  19. eu tenho internet da zon mas o router da zon nao da para espalhar a net pela casa... deram me um routher dlink dva g3170i este router da para espalhar a net pela casa???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A resposta é não.
      Pela minha experiência com o equipamento, não dá para repetir o sinal, nem por wireless nem por porta de rede (RJ45).
      Este router só dá mesmo para ser usado com a WAN via modem interno.

      Eliminar
  20. Gostei muto da informação extra que disponibilizaram e que não é revelada pelos ISPS para não nos permitem usufruir melhor dos aparelhos que comprámos...

    Sabem como é que se desliga o "BLOCK WAN PING ENABLE"? Já estou farto de vasculhar as opções e não consigo! No log do aparelho aparece sempre o ping bloqueado mesmo que desactive a firewall!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. Este equipamento permite que outro router se ligue a ele via wireless para efectuar expansão de sinal?

    ResponderEliminar
  22. Respostas
    1. Obrigado ner0 pela resposta, entao isso significa que terei que usar um universal repeater, ou seja um repetidor de rede, sabendo a partida que vou reduzir a minha velocidade... o problema é que na linha de apoio técnico dizem ser possivel...
      Cumps

      Eliminar
    2. Se a linha de apoio técnico te diz que é possível então aconselho-te a dar uma vista de olhos na configuração do router. Uma vez estive a ver num router idêntico de um colega meu e não encontrei nada que tivesse a ver com repetição, bridge ou WDS. Mas não tenhas muitas esperanças, njormalmente o pessoal do suporte técnico não sabe o que diz.

      Eliminar
    3. é exactamente isso que pensei, o que tomei conhecimento é que se o d-link partilhar a rede por ethernet o segundo router ja pode expandir por wireless. agora as configurações nao faço ideia como serão.

      Eliminar
    4. Se ligares por cabo dois routers wireless não tens grandes configurações a fazer. Basta que estejam na mesma gama de IPs, com o IP da devida Gateway de Internet e num deles terás que desactivar o DHCP. Se não me estiver a esquecer de nada, é só isto.

      Eliminar
  23. O firmware já não está na nuvem
    precisava da reposição do
    D-Link DVA-G3170i
    Frimware Alterado - DVA G3170i v1.20 GPL

    ResponderEliminar
  24. Boas. Precisava deste FW, já não está válido o link. Ninguém pode fazer upload?.Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irei colocar novo link, brevemente.

      Eliminar
    2. Eu já tinha instalado esse firmware, mas devo ter perdido o backup que tinha no pc. Entretanto o SAPO fez o favor de atualizar o firmware remotamente.

      Eliminar
    3. Na semana passada o mesmo aconteceu a um amigo meu. Será que sabes dizer quais as alterações no novo firmaware (1.24) e se há impactos negativos?

      Eliminar
    4. Eu dei por isso porque notei a net mais lenta... Para já só (e não é pouco) notei isso. Era bom bloquear o acesso remoto, mas não encontrei nada para isso..

      Eliminar
    5. Para bloquear o acesso remoto provavelmente só por telnet. É um protocolo específico chamado TR-069 que é cada vez mais usado por ISPs, uma vez desactivei o do meu MEO enquanto estava em linha com o apoio técnico. Os gajos ficaram perplexos porque razão não conseguiam aceder ao meu router remotamente lol.

      Eliminar
    6. Consegui encontrar outro link com o firmware 1.20_PT (1.20_PT_GPLTEST).
      Os valores da linha ficam melhores e a velocidade voltou ao normal.
      Pesquisei um pouco pelo protocolo TR069, e encontrei maneira de fazer aparecer esse menu no separador ADVANCED. Tinha um ✓ numa caixinha e tirei. Espero que agora fique vedado o acesso remoto.

      Eliminar
    7. Obrigado pelo feedback Nuno, certifica-te apenas que após reiniciar o router essa opção continua inactiva. Podes explicar mais detalhadamente o processo para desactivar o TR069? E já agora, se não fôr pedir muito partilha o link do f/w 1.20 até o iMartins actualizar o link dele. Obrigado.

      Eliminar
    8. Aqui vai...

      Sim, aparentemente continua inativo o TR069 após reinício do router.

      Link do FW (tirei os p's, só naquela...)

      h**p://pedrofaustino.com/dlink_dvag3170i_pt_A1LWFg_8f32r_1S_v1.20_PT_GPLTEST_9bdb.bin

      Desativar o TR069

      1 Entrar na pág. de configuração do router.
      2 Copy este link, paste na barra de endereço, enter.

      192.168.10.1/auth.xgi?set/runtime/web/tr069hide=0

      3 Voltar à pág. de configuração do router (eu fiz apenas retroceder).
      4 Em ADVANCED aparece agora opção escondida(última da lista) de gestão do protocolo TR069.
      5 Tirar o ✓, aplicar e reboot.

      Eliminar
    9. Okay, Nuno, obrigado.
      Isto vai dar jeito ao meu amigo, ele também se queixou para mim do problem da actualização de firmware que lhe provocou uma queda substâncial na velocidade.

      Eliminar
  25. Os links do firmware estão em baixo infelizmente :\ Será possível partilhar uns novos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui vai:
      http://xptonix.zip.net/dlink/dlink_dvag3170i_pt_A1LWFg_8f32r_1S_v1.20_PT_GPLTEST_9bdb.bin

      Existe outro f/w disponível no site mas não sei se é mais antigo ou mais recente, dá uma vista de olhos aqui:
      http://xptonix.zip.net/dlink/

      Eliminar
  26. Ninguem consegue arranja a versao 1.24 ?

    ResponderEliminar
  27. Alguem me pode arranjar a 1,20 ou a 1,24 ja pedida?
    Nao as encontro em lugar algum
    Agradeço

    ResponderEliminar
  28. Ola boa tarde o link para realizar o download já não esta disponível, será que pode actualizar o link?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se leres os comentários até pode ser que tenhas sorte...

      Eliminar
    2. Olá Ricardo,

      Foi adicionado um link alternativo a este post, onde poderás realizar o download desejado.

      Cumpts

      Eliminar
  29. Quando tento configurar um servidor voip interno (através de um IP tipo 192.168.10.x) o router não se regista.

    Creio que será algum tipo de Bind ao Interface WAN.

    Alguma ideia?

    ResponderEliminar
  30. Alguém sabe as melhorias com o firmware 1.24? ou onde conseguir esse firmware desbloqueado?

    ResponderEliminar